Grupo de Teatro do Instituto Superior Técnico
GTIST
A Expansão da Criatividade
com Valéria Varvalho
datas de realização: 21 e 28 de outubro de 2023 (sábados)
horário: das 10h às 13h e das 14h às 17h, total 12h
destinatários: todos os interessados
número de participantes: 15 pessoas
valor de troca: 30€ estudantes, 60€ trabalhadores
valor de troca: sala estúdio, na secção de folhas da AE IST, Alameda
Sinopse
Criatividade é a capacidade de produzir novas ideias de soluções, utilizando conhecimento, imaginação, experiências de vida e a própria intuição. Ela é fundamental para a inovação, mudança e progresso em qualquer área de atuação, e é uma das habilidades mais importantes para o sucesso pessoal e profissional. Essencial para quem deseja criar algo novo, transformar a realidade ao seu redor e se destacar em sua área de atuação. Alguns fatores podem determinar negativamente o nosso poder de criatividade; o excesso de fluxo mental provocado por inseguranças, preocupações, estresse, cansaço e mesmo uma noite mal dormida.
No caso do ator, o fato de não conseguir criar, fluir com a personagem apesar das direções do encenador, pode gerar uma sensação de falsidade, que fragiliza qualquer performance. Aprender a entrar em contato com o potencial criativo já existente dentro de nós, é uma poderosa ferramenta de transformação e autoconhecimento. Uma experiência libertadora que promove a autoconfiança, alegria, sentido de oportunidade, presença cénica e inevitavelmente o domínio do processo criativo dentro e fora de cena.
O que podem esperar:
- Adquirir ferramentas para entrar em contato com o imenso potencial criativo interior
- Aprimorar a noção de presença, atitude cénica, ritmo e domínio do corpo em cena
- Aprender a acalmar a mente e fazê-la trabalhar a seu favor
- Desenvolver a auto confiança de forma lúdica e prazerosa
- Abolir a autocrítica muitas vezes redutora
- Ganhar mais energia vital e anímica
Breve bio
Valéria Carvalho ficou conhecida do grande público português graças a seu trabalho como atriz na TV, teatro e cinema, onde integrou o elenco principal de inúmeras séries, telenovelas, sitcoms, talk shows e peças de teatro.
Multifacetada, a dança foi a primeira forma de expressão artística desta artista brasileira que profissionalizou-se como bailarina aos 15 anos de idade e integrou o corpo de baile da Cia de dança contemporânea de Maurício Tobias em Minas Gerais.
Ao longo de sua carreira, explorou diversas linguagens e formas de comunicar a sua arte, em 2018 surpreende a crítica e o público ao lançar o seu primeiro álbum musical intitulado "Rui Veloso em BOSSA" esgotando as principais salas de espetáculos do país.
Desde 2004 desenvolve um trabalho de intervenção artística na área social no estabelecimento prisional feminino de Tires e nos bairros dos Navegadores e Outurela em Oeiras.